email:

FIAT - Federação Ibero-Americana de Associações de Taquigrafia

Desde a sua fundação, a UNATAQ tem-se feito presente em vários eventos ligados à Taquigrafia.  É só clicar nas fotos abaixo para conferir

A Jornada Internacional de Taquigrafia foi realizada em Valparaíso, Chile, em novembro de 2000, e contou com a presença de representantes de 4 países: Argentina, Brasil, Chile e Uruguai.

Durante essa jornada foi fundada a Federação Ibero-Americana de Associações de Taquígrafos, através de uma comissão chamada "Bases da integração latino-americana".  A fundação da federação internacional, há muito desejada pelos colegas argentinos, chilenos e uruguaios, foi aprovada por unanimidade e aclamada em plenário.

Para cumprir o compromisso assumido no Chile, realizou-se uma reunião em Montevidéu, em 24 e 25 de setembro de 2001, para se redigir o anteprojeto do estatuto da Federação. Este estatuto foi votado e aprovado durante o I Congresso Internacional realizado em novembro de 2001, em Porto Alegre, Brasil.

O I Congresso Internacional de Taquigrafia Parlamentar e Judiciária testemunhou a integração de mais um país à FIAT: a Espanha enviou dois representantes para o Brasil.  Durante o Congresso foram também eleitos os delegados da FIAT para o ano de 2002.

A Federação Ibero-americana foi também convidada pelo o Intersteno para paticipar do famoso Encontro da entidade mundial que congrega taquígrafos, estenógrafos e registradores da palavra, ocorrerá em julho de 2003, em Roma

 

 


 

 

Veja aqui o Resumo das atividades da UNATAQ em 2003

Todos os direitos reservados a UNATAQ - D˙vidas entre em contato